Como A Internet Das Coisas Beneficia Proprietários E Operadores De Pontes Rolantes
Todas as operações da cadeia de fornecimento, distribuição e fabricação desejam economizar tempo e reduzir custos, incluindo aquelas que dependem de um ou mais sistemas de pontes rolantes em suas instalações. Com os mais recentes desenvolvimentos de tecnologias de Internet das Coisas (IoT) torna mais fácil o monitoramento remoto e a análise dos dados deste tipo de equipamentos.
A IoT conecta a Internet aos sensores e dispositivos incorporados em equipamentos e máquinas industriais por meio de uma rede local. Os dados sobre o status e o desempenho do guindaste são transmitidos sem fio, via computação em nuvem, aos proprietários e gestores do sistema, bem como ao fabricante do equipamento original (OEM), para análise em tempo real.
As soluções IoT são atualmente usadas por apenas 21% dos proprietários de equipamentos de manuseio de materiais. No entanto, esses mesmos líderes da cadeia de abastecimento dizem que a IoT será adotada por 80% deles até 2027. Qual a razão para isso? Em uma recente pesquisa, 45% dos entrevistados, a tecnologia IoT tem o potencial de revolucionar a indústria de uma forma positiva ou de criar uma vantagem competitiva para aqueles que a utilizam. Além disso, 39% observam que a IoT apoia melhorias operacionais contínuas. Armado com informações coletadas diretamente do equipamento durante seu uso, é possível obter uma compreensão mais clara, precisa e instantânea da operação do equipamento – gerando economia de tempo e custos.
Os conjuntos de dados coletáveis incluem deslocamento, velocidades de elevação e descida, estados limites, vibração, temperatura, faixas de amperagem, falhas no inversor, magnitude da carga, duração do deslocamento, funções da chave do contator, total de horas de operação para movimentos individuais. Como os dados foram documentados, eles podem ser continuamente comparados com dados históricos para identificação de tendências e um cronograma mais preciso de manutenção preditiva e preventiva com base no uso real e não no desgaste estimado. Além disso, com a conectividade IoT, os gestores e proprietários podem ser alertados sobre condições inseguras à medida que ocorrem, enquanto notificações baseadas em eventos podem ser enviadas ao pessoal-chave por mensagem de texto ou e-mail quando um limite pré-determinado é atingido.
Embora seja verdade que a maior parte destes dados está disponível há muito tempo, a novidade é a capacidade de acessá-los remotamente através da Internet. Até agora, apenas um técnico autorizado poderia recuperar esses dados conectando fisicamente um laptop ou tablet. Com uma Ponte Rolante habilitado para IoT, no entanto, as informações são acessíveis instantaneamente, normalmente por meio de um painel seguro baseado na Web ou de um aplicativo. Além disso, à medida que as tecnologias que permitem a conectividade IoT para equipamentos de movimentação aérea se tornam mais acessíveis e disponíveis, mais OEMs de pontes rolantes estão oferecendo isso como uma solução em novos sistemas ou como um retrofit nas instalações existentes.
Os dados coletados pela IoT de equipamentos suspensos não apenas beneficiam os proprietários de sistemas, mas também permitem que os OEMs agreguem e analisem dados sobre múltiplas instalações de pontes rolantes em diferentes instalações de clientes. Isso ajuda os fabricantes a identificar padrões de desgaste comuns e avaliar as causas básicas. Ele também permite que atualizações de software e firmware ocorram assim que a nova atualização estiver disponível para controladores lógicos programáveis (PLCs), inversores de frequência variável ou motores elétricos, em vez de esperar por uma visita no local do Um técnico.
Procurando mais detalhes sobre os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de guindastes e movimentação aérea?
A Byond oferece o melhor da tecnologia IoT para Pontes Rolantes. Conheça nossa solução do Posicionador automático de Ponte Rolante